Com a crise sanitária global da COVID-19, muitas mudanças ocorreram na vida de inúmeras pessoas ao redor do mundo. Para impedir a contaminação em massa e o aumento no número de óbitos em virtude da doença, as pessoas tiveram que alterar a forma que vivem, se relacionam e trabalham.
Nesse contexto, com as eleições de 2020 para prefeito, vice-prefeito e vereador nos 5.570 municípios do Brasil, foi discutido o adiamento das eleições, com o objetivo de garantir a saúde da população e o pleno funcionamento da democracia. Nesse texto, iremos trazer um panorama sobre a atual discussão e falar como isso funciona!
Qual a importância das eleições municipais?
Em primeiro lugar, é fundamental compreender a importância das eleições municipais na nossa sociedade. O voto é uma conquista histórica de todos os cidadãos brasileiros, resultado da luta pelo direito de escolher quem irá nos representar no Governo. Dessa forma, é com as eleições que temos a oportunidade de manifestar nossos interesses políticos, econômicos e sociais.
Além disso, a maioria das ações que influenciam no nosso cotidiano são decididas nos municípios. Ou seja, os representantes eleitos exercem influência direta no nosso dia a dia e no nosso bem-estar, haja vista que os projetos relacionados à saúde, educação e segurança são desenvolvidos em cada um dos municípios brasileiros e aplicados nas cidades.
Podemos definir os Municípios como entidades que possuem certa autonomia administrativa e legislativa para atuar em prol dos interesses locais. Desse modo, algumas competências determinadas pela Constituição Federal são atribuídas aos Municípios, como administrar o transporte público local; cuidar do planejamento das vias urbanas; cuidar da manutenção, iluminação e limpeza de parques e praças da cidade; promover eventos culturais e atrações turísticas.
A Constituição Federal determina as seguintes competências municipais:
Art. 30. Compete…