#chegadecorrupção

Intenção de voto: qual é a sua?

Neste mês teremos as eleições para o cargo mais importante do Poder Executivo em nosso país: de Presidência da República. Talvez você já tenha uma intenção de voto para esse cargo, afinal, é sobre ele que ouvimos muitas notícias e pesquisas eleitorais. Mas assim como as andorinhas – que sozinhas não fazem o verão – o presidente do país também não governa sozinho. Justamente por isso, teremos outros quatro cargos em eleições esse ano – Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual e Governador.

Será que você já escolheu todos os seus candidatosFoi pensando em te ajudar que o Politize! preparou esse conteúdo com informações sobre os cargos em disputa. Afinal, quanto mais bem informado você estiver, mais consciente será a escolha de seus candidatos.

Cargos eletivos são aqueles para os quais a população elege seus representantes. Primeiramente, é importante saber que o Estado brasileiro está dividido em três poderes: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. Os cargos que elegemos são apenas do Poder Executivo e do Poder Legislativo – nós não elegemos nenhum representante para o Poder judiciário.

Os poderes, por sua vez, são divididos nas esferas federal, estadual e municipal. Isso quer dizer que votamos tanto para o Executivo quanto para o Legislativo nessas três esferas e as votações ocorrem em anos eleitorais diferentes.

Talvez você já saiba que as eleições ocorrem de dois em dois anos, mas os mesmos cargos são votados apenas de quatro em quatro anos e isso pode confundir um pouco, não é mesmo? Bom, existem dois tipos de eleições: as eleições gerais e as eleições municipais. Nas eleições gerais nós votamos para os cargos estaduais e federais; e nas eleições municipais nós votamos para os cargos municipais. Isso significa que em um ano fazemos escolhas que tratam dos grandes temas da política, como o orçamento e investimentos em políticas nacionais/estaduais; e no outro…

Continue lendo na fonte

Comentários