#chegadecorrupção

Biometria: tudo o que você precisa saber para as eleições

Você sabia que nas eleições de 2018, nós, eleitores, poderemos votar utilizando somente a nossa biometria? Muitos, no entanto, além de não saberem dessa novidade, também não sabem o que é a biometria e qual a sua utilidade. Pensando nisso, o Politize! decidiu escrever este texto para ajudá-los a tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto.

A biometria nada mais é do que a coleta das digitais dos eleitores, para reunir e armazenar os dados pessoais de cada um e garantir a identificação correta dos mesmos no momento da votação. A biometria pode ser de dois tipos:

  • Ordinária: ocorre à medida que os interessados comparecerem ao cartório eleitoral ou unidade de atendimento, no prazo estipulado pelo Tribunal Regional Eleitoral (nesta fase, o eleitor não corre o risco de ter o título cancelado). Ao final do prazo estabelecido para o recadastramento biométrico ordinário, o Tribunal determinará novo prazo para a realização de biometria extraordinária.
  • Extraordinária: neste caso, todos os eleitores são obrigados a comparecer ao cartório eleitoral ou unidade de atendimento, no prazo estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral, para fazer o cadastramento biométrico, sob pena de cancelamento dos respectivos títulos eleitorais.

O ciclo de cadastramento biométrico, que se encerrou no dia 27 de março deste ano, era de natureza “ordinária”, uma vez que haverá uma nova rodada após as eleições de 2018. A meta do Tribunal Superior Eleitoral é concluir a operação em todo o país até 2022. Nas eleições de 2016, a quantidade de eleitores que estavam aptos a votar por meio da identificação biométrica era 46.305.957 (32,13% do eleitorado total de 144.088.912).

Atualmente, alguns Estados já possuem as digitais de praticamente todos os seus eleitores. São os casos do Tocantins, Goiás, Sergipe, Paraíba, Amapá, Alagoas, Piauí, Roraima, Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal. Todos eles têm mais de 90% de seu…

Continue lendo na fonte

Comentários

Leave a comment