#chegadecorrupção

Título de eleitor digital: saiba como utilizar o aplicativo e-título



No final de 2017, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou o título de eleitor digital como uma alternativa ao título de eleitor físico. Mas o que é esse tal de título de eleitor digital e como ele funciona? Será que todo mundo pode ter? Tire todas as suas dúvidas neste conteúdo!

Chamado de e-título, o título de eleitor digital é um aplicativo disponível para dispositivos móveis (celulares e tablets) que possui o objetivo do eleitor ter seu título eleitoral em mãos, de forma online, rápida e segura. A iniciativa foi desenvolvida inicialmente pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) e aderida pelo TSE. O aplicativo surge no mesmo momento e com a mesma ideia da Identificação Civil Nacional (ICN), documento que será uma espécie de “união” de todos os principais documentos do país, mas que ainda não foi implantado.

O título de eleitor digital também foi criado com o intuito de ser uma prática sustentável, diminuindo o volume de impressão de títulos e segundas-vias; e também segura, já que diminui as chances de extravios e danos ao documento. Além disso, a medida também ajuda na parte econômica, já que essas impressões são custeadas pela Justiça Eleitoral.

Se interessou pelo título de eleitor digital? Se sim, clique aqui para baixar o app caso o sistema de seu dispositivo seja Android (Play Store), ou aqui, para iOS (App Store). Depois de baixar é só voltar neste conteúdo que te explicamos todo o passo a passo para utilizá-lo!

Bem, depois de baixar o e-título em seu dispositivo, você deverá informar seu nome, data de nascimento, número de inscrição (título de eleitor); nome da mãe e nome do pai, como na primeira imagem. Logo em seguida, quando o sistema verificar seus dados, uma janela com todas as suas informações eleitorais será exibida, incluindo zona e seção eleitoral. Caso tenha feito a biometria, uma…

Continue lendo na fonte

Comentários

Leave a comment