#chegadecorrupção

Surpreendente, prisão de Lula pode “abrir a porteira” para punições a outros políticos

Prisão de Lula pode "abrir a porteira" para punições a outros políticos

Por Cristiana Lôbo*

Apesar de ser o principal assunto da política nos últimos meses, a prisão do ex-presidente Lula, determinada pelo juiz Sérgio Moro, não deixa de ser surpreendente. Ou melhor: uma novidade. Afinal, nunca se viu por aqui um ex-presidente preso.

Em sete anos e três meses, Lula experimentou o paraíso político ao deixar o Palácio do Planalto com aprovação superior a 80% e ter elegido a sucessora; e o inferno que é a prisão, ao mesmo tempo em que está impedido de disputar a eleição por ser considerado ficha suja.

Nesta quinta vazia em Brasília, não se viu comemoração dos adversários. Afinal, muitos políticos estão respondendo a processos seja no STF, para os que têm foro; ou na primeira instância, para os que não têm.

“Desnecessário tudo isso”, desabafou um assessor com gabinete no Palácio do Planalto – e que também responde a processo. “Se aconteceu com Lula, alguém com popularidade e com um partido que é fechado com ele, pode acontecer com qualquer outro”.

É o que se ouve no STF. Agora, com a nova equipe da Polícia Federal atuando como suporte no STF, processos contra políticos podem andar mais rápido. E Lula pode não ser o único ex-presidente condenado e preso.

Outro ex-presidente, Fernando Collor, responde a processo no Supremo Tribunal Federal e o inquérito está bem avançado e pode ter um desfecho mais rapidamente, ainda este ano. Dilma Rousseff também está sendo investigada.

Outros políticos de partidos diferentes também devem colocar a barba de molho. Renan Calheiros, Romero Jucá, Aécio Neves estão sendo investigados e o STF pode querer mostrar que não é perseguição alguma contra Lula, como quer fazer crer o PT.

Continue lendo na fonte: G1

*Cristiana Lôbo é jornalista e acompanha a política brasileira há mais de 30 anos. Trabalhou em “O Globo” por 13 anos e foi responsável pela coluna política de “O Estado de S. Paulo” por 6 anos. Atualmente, é comentarista da GloboNews e âncora do programa “Fatos e Versões”.

Comentários

Related Posts

Leave a comment