#chegadecorrupção

Como fazer cadastro na Apoia? O passo a passo

O financiamento de campanhas eleitorais parece um tema nebuloso, como se não fosse muito transparente. Na realidade, é possível acompanhar as doações eleitorais a quaisquer candidatos, conferindo o valor arrecadado, a quantidade de doadores e outras regras já definidas pelo TSE. É pensando nisso que explicamos as regras do financiamento coletivo, que pode ser feito por você, a vizinha, o colega do trabalho e qualquer cidadão eleitor. Mas como? Contamos tudo aos eleitores e, de quebra, apresentamos aos pré-candidatos como fazer cadastro na Apoia, a plataforma ideal para isso. Veja a seguir!

Existe uma nova forma de financiar a corrida eleitoral e, não, ela não envolve a doação por empresas privadas. Na verdade, agora somente nós, eleitores, podemos encher os bolsos dos candidatos de uma forma transparente e legal (em todos os sentidos). Está na hora de conhecer o financiamento coletivo de campanhas, feito por pessoas físicas.

“Ei, espera!”, você deve ter pensado. “Mas o financiamento eleitoral não é feito por um fundo bilionário com dinheiro público?”. Bem, também! Existem dois fundos, na verdade, sendo um voltado para partidos políticos e outro específico para as eleições. Leia aqui as principais mudanças nas eleições de 2018! Então, quais são as regras para doações pessoais?

Primeiramente, a doação não pode ser feita na mão do assessor ou do candidato. Quando a reforma eleitoral de 2017 incluiu o financiamento coletivo como uma nova maneira de arrecadar recursos para campanhas eleitorais, surgiu uma nova demanda de fiscalizar esse dinheiro. Agora, como regularizar esse tipo de financiamento? Bem, em fevereiro de 2018, a Resolução TSE nº 23.553 determinou os seguintes pontos. Anota aí as 5 dicas!

  1. Na mão, não, candidato. Só pode ocorrer doação por meio de sites na internet, aplicativos eletrônicos e outros recursos similares, com cadastro na Justiça Eleitoral e conforme requisitos do BACEN. Fique de…

Continue lendo na fonte

Comentários

Leave a comment